A Samsung planeja investir pesadamente no mercado de soluções corporativas na América Latina, com a expectativa de que o setor corresponda a 23% do faturamento da empresa na América Latina até 2020.  O foco no mercado Business-to-Business (B2B) foi anunciado nesta terça-feira, 5, durante o Samsung Forum, realizado em Bogotá. “A aposta em B2B é muito forte dentro da companhia. O mercado corporativo é bastante promissor, sobretudo na área de mobilidade”, comentou Roberto Soboll, diretor de produtos de telecomunicações da Samsung no Brasil.

A fabricante sul-coreana não revela o percentual atual do faturamento correspondente ao mercado B2B, mas Macelo Zuccas, vice-presidente de B2B da Samsung para a América Latina, garante que a empresa terá que crescer dez vezes mais que o mercado a fim de atingir a meta de 23%. “Projetamos um crescimento agressivo”, revela Zuccas.

Os negócios de B2B da Samsung serão concentrados nos setores de mobilidade, tecnologia da informação e sinalização digital. Nicolas Bermudes, diretor de B2B da Samsung na Colômbia, afirma que, com soluções móveis, a Samsung pode contribuir para que empresas maximizem a produtividade de sua força de campo em movimento. “Com soluções móveis da Samsung, empresas podem estar presentes em qualquer lugar”, afirma. Soboll argumenta que a inserção da Samsung em B2B se dará por meio de hardwares e de softwares e aponta as vantagens do Knox, aparelho que deverá ser lançado no Brasil ainda no primeiro semestre de 2013, para o setor corporativo: “Com o Knox, é possível separar o conteúdo pessoal do corporativo, refletindo as necessidades surgidas com o BYOD (Bring Your Own Device)”, disse.

De acordo com Bermudes, as soluções de tecnologia da informação complementam os dispositivos móveis, com notebooks e impressoras, enquanto as soluções de sinalização digital podem oferecer monitores profissionais de alta definição e softwares de gerenciamento de conteúdo. Em 2012, a Samsung fechou uma parceria com o aeroporto colombiano El Dorado para fornecer 330 monitores durante cinco anos. No Brasil, a Samsung instalou, em parceria com o Terra, 1.355 monitores na linha amarela do metrô de São Paulo. 

*A jornalista viajou a convite da Samsung