O Mercado Pago (AndroidiOS) anunciou, nesta terça-feira, 5, que sua conta com rendimento de 100% do CDI passará a render 105% para clientes pessoa física que fizerem depósito ou recebimento de R$ 1 mil e mantiverem este valor ao longo do mês. Neste caso, o depósito pode ser feito em Pix ou transferência.

De acordo com Ignácio Estivariz, head de banco digital do Mercado Pago no Brasil, o diferencial em relação a outros bancos é que a conta tem rendimento desde o primeiro dia, além de não possuir carência – porém, o cliente deverá manter o saldo mínimo de R$ 1 mil entre o primeiro dia e o último dia do mês. Além disso, vai na contramão de alguns bancos que estão limitando este rendimento (como foi o caso do Nubank, que agora espera 30 dias para que o dinheiro comece a render 100% do CDI). O exceutivo participou de evento realizado com a imprensa em Osasco÷SP, nesta terça-feira, 5.

Vale dizer que, caso a conta não fique com o valor mínimo, o rendimento volta a 100% do CDI. O novo VP, que assumiu o cargo na última semana, não abriu os custos da nova funcionalidade, mas afirmou que este investimento tem um “ótimo retorno”.

O objetivo, segundo André Chaves, novo vice-presidente sênior do Mercado Pago, é que a ferramenta seja uma das pernas de relacionamento financeiro bancário com o usuário. Ele aponta os diferentes perfis de cada usuário, como os que recebem o salário no primeiro dia do mês, os que gastam todo o dinheiro recebido ou aqueles que buscam construir patrimônio para o futuro e, por isso, o Mercado Pago “quer ter produtos de investimento atrativos”, acrescentou.

“Na outra perna do negócio, voltado para o crédito, queremos ter um produto que, em algum momento, possamos também usar esses depósitos como forma de acelerar a concessão de crédito”, explicou. Apesar disso, Chaves concluiu dizendo que, neste momento, isso não está necessariamente atrelado à novidade, já que a empresa tem outros canais para realizar um financiamento da carteira de crédito.

Em relação ao gerenciamento de risco, o executivo conta ser bastante cauteloso. “Ou seja, toda vez que o Mercado Livre estiver acelerando na concessão de crédito, quer dizer que nós entendemos muito bem aquele risco”, afirmou. Atualmente, a companhia utiliza modelos de inteligência artificial com mais de 2 mil variáveis para entender se é de baixo, médio ou alto risco o comportamento do usuário.

América Latina

O Mercado Pago atua também na Argentina, onde a conta remunerada foi o maior produto de estratégia e comunicação durante todo o ano de 2023. Segundo a vice-presidente de marketing para América Latina da empresa, Pethra Ferraz, é uma ferramenta extremamente relevante e com influência no país. Além disso, também está presente no México e no Chile – lançado recentemente. Em ambos a solução é ainda pouco oferecida por outras instituições financeiras.