A GeneXus Internacional aposta em seu principal produto para consolidar sua participação no mercado brasileiro. Trata-se de uma ferramenta que recebe o nome da empresa, GeneXus, e que permite criar aplicativos para diferentes linguagens de uma só vez. A plataforma parece ser promissor em um mercado com forte demanda por aplicativos móveis para os diversos sistemas operacionais, sobretudo o Android, do Google, e o iOS, da Apple. “O GeneXus gera, de forma automática, aplicações para as plataformas mais importantes do mercado, como iOS, BlackBerry, Android e Windows 8”, explica  Gerardo Wisosky,  country manager da GeneXus Internacional para o Brasil.

Segundo o gerente, o maior diferencial da GeneXus é ser capaz de gerar aplicativos, sem nenhuma intervenção do desenvolvedor, para as várias linguagens e de bancos de dados suportados, tornando mais transparente a conversão entre plataformas. “Com a ferramenta, o desenvolvedor pode ter acesso ao código. Não é uma caixa-preta”, ressalta Wisosky.

Lançada em 2012, a solução já foi comercializada em 45 países, na América Latina e Caribe, América do Norte, Europa e Ásia. A empresa tem, atualmente, cerca de 7.000 clientes usando o produto e 90.000 licenças vendidas em todo o mundo. No Brasil, a GeneXus Internacional tem mais de 2 mil clientes, entre eles a Honda, a Polícia Militar e a Prefeitura de São Paulo, com quem a empresa acaba de firmar uma parceria para o lançamento do aplicativo da Virada Cultural na cidade. 

O mercado brasileiro parece estar correspondendo às expectativas da companhia: em 2012, verificou-se um aumento de 35% da receita gerada no País e conquistou-se mais de 100 novos clientes. A expectativa é que em 2013 se dê continuidade ao bom momento: “Nosso plano é crescer pelo menos o mesmo que em 2012”, afirma Wisosky, que prefere não arriscar quantos clientes deve atrair neste ano. “O aumento no número de clientes é consequência do trabalho que estamos realizando no País”, diz. “Independentemente da Copa ou das Olimpíadas, o Brasil é um mercado muito importante para nós, no quale desejamos fazer um trabalho de qualidade”.