14

Ilustração: La Mandarina Dibujos

A Globant anunciou uma atualização baseada em inteligência artificial (IA) na GeneXus, sua plataforma low-code. Combinando IA simbólica com grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês), a solução GeneXus Next é capaz de criar e manter soluções de software de negócios. Ele estará disponível nas próximas semanas e seu acesso será liberado exclusivamente através de convites.

Com a solução, é possível usar linguagem natural para criar fluxos de trabalhos complexos ou para a modelagem de dados, usar imagens para gerar interfaces de usuários interativas ou dar instruções de áudio para desenvolver funcionalidades do sistema. Com a nova atualização, a GeneXus é capaz de unir camadas sensoriais (texto, vídeo, áudio, imagens), IA middleware e níveis de desempenho para criar experiências guiadas pelos usuários.

O processo de criação de software envolve diversos perfis de profissionais, cada um utilizando suas próprias linguagens de programação e interações únicas: de designers, a desenvolvedores, passando por testadores. A GeneXus entra no processo com seu assistente de IA, oferecendo uma camada comum para preencher a lacuna de entendimento entre esses profissionais. A GeneXus Next agora permite o uso de linguagem natural como um fator unificador de cada um dos perfis.