A GeneXus, empresa adquirida da Globant, acaba de anunciar o lançamento da nova ferramenta que foi projetada para acelerar a criação de assistentes usando a inteligência artificial (IA), o GeneXus Enterprise AI (GEAI).

O GEAI atua como intermediário entre sistemas operacionais e LLMs (Large Language Models), como o ChatGPT, da OpenAI. O country manager do Brasil, Portugal e Cabo Verde da GeneXus, Ricardo Recchi, em entrevista a Mobile Time, explica que a solução pode ser classificada como um middleware, ou seja, a ‘espinha dorsal’ que conecta as aplicações dos clientes aos diversos LLMs do mercado.

Dessa maneira, com o objetivo de simplificar o processo do desenvolvimento de sistemas e democratizar o acesso à IA para empresas de todos os portes, o recurso pode ser instalado localmente ou na nuvem, com a adição de uma API que permite a conexão direta entre a ferramenta e o LLM. O executivo acredita que, com o produto, a criação é muito mais ágil do que métodos tradicionais de programação, resultando em economia de recursos e no aumento de produtividade às empresas por reduzir o tempo gasto ao programar. 

Funcionalidades

Com a solução, que começou a ser desenvolvida em 2022, os usuários podem personalizar seus assistentes de IA, detalhando as funcionalidades desejadas e, então, toda a criação do assistente é automatizada. Os parâmetros de configuração do chat são determinados pelo usuário e abrangem uma variedade de aspectos, como documentos, senhas, acessos, comportamentos do assistente e mecanismos de respostas, além de delimitar as informações que ele pode fornecer aos usuários.

É possível também otimizar a utilização alternando entre distintos LLMs; qualificar automaticamente seus assistentes e prompts; integrar soluções de autenticação e autorização; monitorar os custos e as interações de cada solução IA generativa para análise e controle adicionais; gerenciar cotas por solução e controlar seus gastos; dimensionar as soluções para múltiplos canais, como web, Slack, Teams ou WhatsApp.

Modelo de negócio

Por meio de uma assinatura anual, a comercialização do GEAI é feita tanto para a opção SaaS (Software as a Service) quanto para a opção On Premise. “No modelo SaaS, criamos uma nova instância dedicada do nosso servidor na cloud da GeneXus. Já no modelo on premise, instalamos nosso servidor diretamente na cloud do cliente”, detalha Recchi. Em ambos os modelos são realizadas customizações, personalizando a identidade visual e a configuração de alguns parâmetros necessários.

Segurança

Além disso, os desenvolvedores têm controle sobre o acesso aos dados armazenados pelo assistente, restringindo-os conforme necessário. Para garantir a segurança dos dados dos usuários, a API, disponibilizada pela GeneXus dentro do sistema, impede que o LLM utilize qualquer informação das empresas em seu banco de dados ou repasse para terceiros. Com foco de mitigar riscos, quando um app utiliza o GEAI, ele passa por um token de verificação para garantir que apenas os usuários autorizados tenham acesso ao sistema.

Áreas de uso

Como o GeneXus Enterprise AI é um middleware, ele não concorre com os LLMs, mas complementa e viabiliza o uso corporativo dessas ferramentas, criando assistentes específicos para cada projeto. Alguns setores que podem ser beneficiados com o uso de um assistente de IA são:

  • Recursos Humanos: ao usar palavras-chave relevantes na experiência de trabalho dos candidatos, um assistente de IA pode realizar pesquisas mais precisas e direcionadas nos currículos. Isso permite que ele identifique rapidamente perfis que se alinham com necessidades específicas;
  • Jurídico: é possível usar um assistente no departamento jurídico para revisar e analisar documentos, identificando as principais cláusulas, resumindo os contratos, destacando os riscos potenciais e fornecendo recomendações sobre as ações ou as precauções necessárias;
  • Regulamentação e compliance: um assistente de AI pode ser usado para analisar as políticas de segurança de uma empresa para garantir que elas estejam em conformidade com as normas locais e protejam adequadamente as informações confidenciais;
  • Gestão de risco: o assistente de IA pode analisar relatórios de risco de segurança cibernética para identificar vulnerabilidades críticas e fornecer recomendações específicas para reduzir os riscos.