A Gemalto informou na tarde desta terça-feira, 5, que o CEO Olivier Piou vai se afastar do comando da companhia no final de agosto. Em seu lugar, Philippe Vallée, atual COO da empresa holandesa, será indicado pelo conselho para ser o novo CEO e diretor executivo do conselho.

A proposta será feita durante a reunião anual de acionistas da Gemalto que acontecerá no dia 1º de setembro em Amsterdã, Holanda. No mesmo evento, Piou será indicado para assumir uma posição de direção não-executiva na empresa.

Aos 51 anos de idade, Vallée está na companhia desde 1992 e tornou-se COO em 2014. Ele é formado em engenharia pelo Institut National Polytechnique de Grenoble e na Ecole Superièure des Sciences Economiques et Commerciales Business School. Vallée liderou projetos importantes na empresa, como a implantação da tecnologia EMV nos Estados Unidos e a integração com a SaferNet.

Por sua vez,, Olivier Piou deixa de comandar a Gemalto aos 57 anos de idade. Ele liderou a empresa desde sua IPO em 2004 quando separou-se da Schlumberger, companhia do ramo petrolífero. Em 1981, o executivo francês ingressou na empresa como engenheiro de produção da Schulemberger na divisão de petróleo.

Doze anos depois, passou a atuar no setor de pagamentos e em 1998 assumiu o posto de gerente geral da divisão de cartões inteligentes. Formado pela Ecole Centrale de Lyon, Piou é vice-presidente do conselho da Nokia e foi condecorado pelo governo francês com o título de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra da França.