O crescimento das vendas por meio de dispositivos móveis na plataforma da zanox no Brasil chegou a 138% na comparação entre 2014 e 2015. De acordo com a head de operações para o Brasil, Monalisa Rigo, o motivo para o aumento acima do comum está no fato de as companhias brasileiras terem se preparado para vendas para o mobile.

“A gente sabe que tinham alguns sites em 2014 que não estavam preparados para suportar o usuário no m-commerce. Em 2015, os departamentos de marketing e usabilidade das empresas começaram a fazer melhorias”, explica Rigo. “Esse crescimento com certeza trouxe melhorias para o usuário e gerou mais confiança na hora da compra”.

Em apenas um caso, sem citar o nome da empresa, a executiva revelou que um dos anunciantes de varejo teve participação de 1,7% de transações mobile em 2014. No ano seguinte, essa fatia subiu para 31%.“No entanto, se comparado com Bélgica, Holanda e Luxemburgo (Benelux) parece um crescimento muito grande (138% contra 24%). Mas Benelux já estava preparado para o m-commerce em 2014”, completa.

A alemã zanox é conhecida por oferecer através de sua plataforma propagandas de produtos e serviços para um público-alvo por meio de anunciantes para seus clientes, como OLX e Ricardo Eletro. Foi utilizada como base global da pesquisa os dados de 4,3 mil anunciantes, sendo 200 clientes da empresa no Brasil.

O estudo aponta que o mobile responde hoje por 18,5% das vendas o Brasil (3,4% para tablets e 15,1% em smartphones). Na média global, 26% das vendas no ano passado foram geradas pelo mobile (10% em tablets e 16% em smartphones) com a Black Friday e o Natal como os principais impulsos de vendas no final de 2015. Houve 1,6 milhões de transações móveis em janeiro e 2,8 milhões em dezembro em 2015, um aumento de 79% durante o ano.

Android x iOS

O Android é responsável por 72% das transações no Brasil, contra 27% do iOS. A divisão por receita é a seguinte: 45% para smartphones Android, 16% para iPhones, 9% para tablets Android e 31% para iPads.

“Mesmo com o cenário mais favorável ao Android, o usuário de iOS, ainda assim, tem tíquete médio superior”, afirma a executiva. E acrescenta: "Na minha opinião, o desenvolvedor deve cuidar de qualquer sistema operacional que seja importante para seu faturamento”.

No mundo, a tendência fica mais parelha com 35% das compras em smartphones Android, 32% em iPhones, 17% em iPads e 16% em tablets com o sistema do Google.