A polícia de Qingdao, China, vai multar em 100 mil yuans (US$ 18,5 mil na corretagem atual) comerciantes locais que não usarem roteadores Wi-Fi aprovados pelo governo. De acordo com o site Abbacus, a demanda surgiu quando diversos usuários da rede social Weibo receberam um alerta para “melhorar o gerenciamento de segurança da Internet” após conectarem-se em redes públicas.

O roteador que as lojas, bares, restaurantes e cafés devem utilizar é da marca BHU (Bihu). No entanto, a companhia chinesa que supostamente deveria trazer mais segurança às conexões wireless, teve um problema de vulnerabilidade em 2016, que permitia acessar funções de administrador de rede e inserir um arquivo JavaScript no tráfego de rede.

Dependendo da localidade da loja em Qingdao, o governo compra o roteador e o comerciante fará um depósito de 100 yuans, ou terá que comprar o equipamento de rede por 400 yuans. Em contrapartida, a polícia pagará 8 centavos de yuans (fens) para cada pessoa que se conectar ao roteador governamental. No entanto, não está explicado quem pagará essa conta da força de segurança local.

Esta não é a primeira vez que uma polícia pede a troca de roteadores. A cidade de Chifeng pediu para os lojistas trocarem seus equipamentos de rede em 2016. A mudança por roteadores com tutela governamental também foi feita no estado de Xiamen.