Usuários da Uber poderão ver as estações de bike dentro do app, no qual será contratada a modalidade (crédito: divulgação)

Em breve, as bicicletas da Tembici (Android, iOS) poderão ser alugadas diretamente na plataforma da Uber (Android, iOS). A novidade, anunciada nesta quarta-feira, 5, estará disponível nas próximas semanas, começando por Recife, e será expandida posteriormente para as demais cidades do Brasil e da América Latina em que ambas atuam.

Usuários da Uber verão no app as estações da Tembici e Bike Itaú (Android, iOS), com bicicletas comuns e elétricas. Elas poderão ser desbloqueadas diretamente na plataforma, sem necessidade de novo cadastro. A opção estará disponível junto a outras modalidades como uma nova alternativa de viagem, conforme a localização do usuário. Também será recomendado um trajeto para o percurso e indicada a estação mais próxima ao destino, para a devolução das bikes.

“A Uber possui mais de 30 milhões de usuários na América Latina. Quando falamos em deslocamentos nos grandes centros urbanos das cidades, 60% são de até 5 quilômetros, portanto, podem ser realizados de bicicleta. Por isso, o impacto tende a ser muito significativo, tanto para usuários, que passam a ter uma alternativa eficaz e econômica para seus trajetos, quanto para Uber e Tembici, em questão de negócio”, explica Tomás Martins, CEO da Tembici, para Mobile Time.

A experiência em Recife será avaliada para o planejamento da expansão para as cidades de Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Depois, a integração será feita em outras três localidades da América Latina em que a Tembici está disponível: Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Até o fim de 2023, todas as cidades devem dispor da funcionalidade.

Com a integração, a Tembici – que estará disponível também em Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis até o fim deste ano – busca atender um perfil de usuário diferente daquele que normalmente utiliza sua plataforma. “São modalidades e necessidades distintas, uma vez que os planos nos apps da Tembici e Bike Itaú destinam-se a um uso comumente mais rotineiro. O uso da Uber deverá ser para necessidades eventuais”, conta Martins. As viagens pela Uber serão avulsas, seguindo as condições de valores de cada cidade.

A Tembici será a primeira empresa do mundo com bicicletas compartilhadas em modelo de estações fixas a disponibilizar seu serviço dentro do aplicativo da Uber. Entendendo o potencial da parceria, ela aumentará em 50% o número de bicicletas na América Latina, sendo mais de 10 mil elétricas. Serão 30 mil bikes rodando até o fim de 2023. O aumento de frota também se explica por uma alta demanda no uso de bicicletas compartilhadas nos últimos anos e novos perfis de usuários.