A Apple registrou oficialmente 614 demissões em diversas localidades na Califórnia, EUA, no dia 27 de março, sendo que 371 dessas posições foram em Kifer Road, no Condado de Santa Clara, segundo a plataforma estatal WARN, que notifica sobre demissões em massa que serão feitas em 60 dias – em outras palavras, as pessoas estarão efetivamente fora da Apple em 27 de maio.

De acordo com a Bloomberg, a unidade de Kifer Road seria o local secreto da companhia para o desenvolvimento de seu carro, um projeto que teria sido descontinuado em fevereiro deste ano. Ou seja, as 371 demissões estariam diretamente ligadas ao fim da iniciativa. Ainda de acordo com a reportagem, as demais posições estão relacionadas ao fim do projeto de telas próprias dos smartwatches Apple Watch.

Mas a agência de notícias alertou que o corte pode ser maior, uma vez que a Apple também demitiu funcionários de outra unidade secreta no Arizona, além de empregados na Ásia que estavam trabalhando na tela. Com isso, o total de cortes teria sido da ordem de 1 mil pessoas.

No fim do ano fiscal em setembro de 2023, a Apple tinha 161 mil empregados. Ou seja, os cortes têm um impacto de menos de 1% à operação da companhia.

Imagem principal: Arte criada pelo artista Nik Neves para Mobile Time