Foto: Sérgio Zacchi/Assessoria

Carteira com QR Code em uso no evento da prefeitura de São Paulo

Se você mora em uma grande capital brasileira é comum encontrar em restaurantes e bares o novo campo de batalha das carteiras de pagamentos, o QR Code. Basta ir a algum é você lerá “pague com X” ou “compre com Z”. Recentemente, percebi que a batalha começa a chegar agora às mesas do restaurante.

Em uma dessas oportunidades eu tive a oportunidade de finalmente testar o Mercado Pago (Android, iOS), a carteira e conta digital do Mercado Livre. Estava em um comércio no último fim de semana que possui os seguintes marcadores nas mesas: “pague com Mercado Pago e ganhe R$ 10 de desconto”.

Não resisti. Baixei o app, cadastrei o cartão e na hora de pagar usei a carteira.

Essa não foi a única carteira com QR Code que usei nos últimos tempos. Mas o fato de o código da promoção estar na mesa, onde o cliente realmente pensa no consumo, é interessante. Por exemplo, aqueles R$ 10 podem ser sempre um atrativo extra para uma pessoa gastar uma bebida a mais, um prato mais caro ou simplesmente um bom desconto no final da compra.

Uso

Na usabilidade para pagar não há segredos, e é a mesma. Basta apontar a câmera e selecionar o valor de pagamento. Mas sinto que falta simplicidade nas funcionalidades do app. Por exemplo, os ícones poderiam ser maiores e com a letra mais legível.

Além disso, há um ícone para fazer investimentos na conta digital. Como usuário, acredito que há uma necessidade de focar mais na principal funcionalidade – ou pelo menos naquela que deseja crescer mais – o QR Code.

Outra coisa que percebo é que falta destaque para as parcerias que o Mercado Pago faz. Inter e Next, por exemplo, estão fazem isso melhor.