Imagem compartilhada pela assessoria do TSE

Na ordem: Aline Osório, secretária-geral do TSE; Marcos Ferrari, presidente do Conexis Brasil (antigo SindiTelebrasil); e Luis Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as quatro maiores operadoras de telefonia do Brasil firmaram parceria para que consumidores de Claro, Oi, TIM e Vivo não consumam suas franquias de dados ao acessarem o site da Justiça Eleitoral. Com o acordo firmado nesta terça-feira, 29, os usuários poderão acessar o portal de conteúdos e serviços da Justiça Eleitoral com zero rating até depois do segundo turno das eleições municipais, no final de novembro.

Durante participação no Painel Telebrasil nesta terça-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, afirmou que a parceria democratizará o acesso à informação e ajudará no combate à “pandemia de notícias falsas”.

Na ocasião, o presidente do Conexis Brasil Digital (antigo SindiTelebrasil), Marcos Ferrari, ainda confirmou que a associação das operadoras é a primeira parceira do programa de enfrentamento à desinformação coordenado pelo TSE.

O acordo entre o TSE e a representante das operadoras é o primeiro a ser oficializado no âmbito do combate às fake news. Segundo o órgão da Justiça Eleitoral, outras parcerias serão formadas ao longo desta semana.