A Apple apresentou nesta segunda-feira, 2, o seu primeiro dispositivo de realidade aumentada e visão computacional. Batizado como Apple Vision Pro, o equipamento é um óculos que reproduz imagens em três dimensões com alta resolução, integrado à nuvem, dispositivos e aplicativos da Apple.

Sem necessidade de tela ou device conectado via cabo, o controle é feito por sensores e câmeras (internas e externas) no headset que captam os olhos, a voz dos usuários e a movimentação das mãos. O aparelho pode ser usado tanto no ambiente doméstico para consumo e criação de conteúdo, como criação de imagens em 3D e reprodução de streamings em três dimensões, como no ambiente corporativo, com produção de materiais (planilhas, gráficos), videochamadas e trabalho colaborativo.

Ao apresentar o device, Tim Cook, CEO da companhia, disse que o Apple Vision Pro demorou anos para ser feito e pode mudar o modo como nos comunicamos, colaboramos e consumimos conteúdos. Já para Mike Rockwell, vice-presidente do grupo de desenvolvimento de tecnologia da Apple, o Vision Pro é uma plataforma, não apenas um produto.

O equipamento ganhou um chip M2 da Apple para processamento e performance e o novo processador R1 com intuito de entregar a alta qualidade de imagens (em 12 m/s). O device tem bateria interna que dura um dia, além de uma bateria externa (similar a um power bank) que garante mais duas horas de uso. Ao todo, mais de 5 mil patentes foram registradas para desenvolver o device.

Por ser uma plataforma, o AR da Apple terá um novo sistema operacional, o visionOS, que é baseada no macOS, iPadOS e iOS. Entre os conteúdos já confirmados estão Disney+, 100 jogos do Apple Arcade, além dos próprios apps da Apple, como FaceTime para ligação em videochamadas.

Preço e disponibilidade

Inicialmente, o lançamento do Apple Vision Pro ficará para meados de 2024 nos Estados Unidos e outros países a serem selecionados. O seu preço sugerido será de US$ 3,5 mil. Pela primeira vez, a Apple saiu em defesa do alto preço de um device. Rockwell falou que se um consumidor comprar um set de entretenimento doméstico com TV e áudio de alta resolução, além de apetrechos correlatos, como videogame, sairia mais caro que o hardware da Apple. Mas é importante frisar, os aparelhos comparados pelo VP da Apple com o óculos de AR podem ser usados combinados e por mais de uma pessoa. Por sua vez, o Apple Vision One é para uso de apenas uma pessoa.