Os pagamentos por aproximação no Brasil com a tecnologia NFC saltaram de 1,7 milhão para 5,8 milhões na comparação entre o primeiro semestre de 2018 e o mesmo período deste ano, segundo informações da Mastercard. Dessas transações, as compras em fast-food, drogarias e postos de gasolina foram as mais realizadas.

As informações foram apresentadas pela Mastercard nesta sexta-feira, 5, durante o evento Master Minds, em São Paulo. De acordo com Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicação para Brasil e Cone Sul na bandeira de cartão, o cenário do contactless é positivo.

“O contactless cresce muito forte mês a mês. Representa uma oportunidade de negócio muito grande, pois substitui as transações com valores baixos, como vimos no Chile – que tem 51% das transações sem contato. Está avançando, mas depende do emissor”, disse Buchwitz. “A tecnologia de pagamento sem contato está pronta. Temos a exigência de que todo o cartão deve ser emitido com NFC”.

Pesquisa

Além dos dados de contactless, a companhia apresentou um estudo feito pela Vocalink, uma empresa de pagamentos P2P, revelando que 68% dos jovens brasileiros de 18 a 35 anos de idade gostariam de usar seu smartphone para pagar o transporte público; 66% preferem usar biometria do celular ao pin code; 63% gostariam de visualizar seus pontos de fidelidade e recompensas no smartphone.

A pesquisa informa que 64% dos jovens pagam com frequência por apps. Os gastos mais comuns pelos consumidores no Brasil são corridas de táxi  (15%) e compras semanais de mercearia (11%). Entre os benefícios percebidos pelos usuários de dispositivos móveis estão transferência imediata (53%), facilidade de uso em movimento (47%) e alternativa para quando não estão com carteira (42%).

Buchwitz afirmou que isso decorre da relação do brasileiro com o celular: “Os brasileiros gerenciam cada vez mais suas finanças nos celulares. Eles esperam a mesma experiência do celular nas outras categorias. Vemos um panorama muito fértil daqui em diante”.

“Existe uma consciência do uso da tecnologia. Principalmente nas relações mais humanas”, completou. “50% aceitam todos os tipos de tecnologia; 37% gostam de ser vistos usando as tecnologias mais modernas; 23% não conseguem viver sem seu celular; 23% se preocupam em se tornar excessivamente dependentes de tecnologia”.

Além do mobile, o estudo da Vocalink mostra um desejo forte do brasileiro pelos pagamentos instantâneos, uma vez que 73% dos respondentes gostariam de usar esse serviço. A pesquisa foi feita com 1 mil jovens brasileiros em julho de 2018.