Entre janeiro e novembro deste ano, o volume de pagamentos por aproximação no Brasil com cartões Mastercard saltou de 1,4 milhão para 12,9 milhões/mês, informa a companhia. Nos 11 primeiros meses do ano foram 70 milhões. O País ainda está longe da Austrália, benchmark internacional, que registra 90 milhões de transações por mês. O presidente da Mastercard no Brasil e Cone Sul, João P. Paro Neto, acredita que o Brasil pode alcançar o patamar australiano dentro de dois anos.

Os pagamentos por aproximação podem ser feitos tanto com cartões de plástico dotados da tecnologia NFC quanto por meio de smartphones e wearable devices (relógios e pulseiras) com a mesma tecnologia e um app de carteira móvel, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay, por exemplo, associado a um cartão de crédito ou débito.

Paro Neto informou que o primeiro teste de pagamento sem contato em ônibus municipais de São Paulo foi visto como um êxito pela prefeitura paulistana. Agora, a administração municipal pretende fazer uma expansão do projeto. Contudo, depende da capacidade de implantação da tecnologia nos ônibus conectados à rede 3G/4G.