A Oi vai implantar a solução de videomonitoramento com reconhecimento facial da empresa no Maracanã, durante a final da Copa América, no próximo domingo, 7. A operadora trabalha em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro para implementar a ferramenta de vigilância em vídeo com analytics para a partida Brasil e Peru, quando a empresa espera mais de 60 mil pessoas no Estádio Jornalista Mário Filho.

A plataforma foi utilizada primeiro em Copacabana, durante o carnaval deste ano, quando identificou cerca de 8 mil pessoas foragidas, suspeitas ou desaparecidas a partir de aproximadamente 3 milhões de rostos reconhecidos no período. O projeto de videomonitoramento é uma parceria com o Governo do Rio de Janeiro e prevê a expansão do parque de câmeras para novas localidades. Ao menos na etapa em Copacabana, a companhia utilizou solução da Huawei, que foi demonstrada no Brasil pela primeira vez em outubro do ano passado.

Segundo informou a Oi em maio, não houve questionamento jurídico ao Estado em relação à privacidade e dados pessoais. A operadora justificou na época que só buscava reconhecer rostos de pessoas presentes no banco de dados com mandados de prisão em aberto.