|Publicado originalmente no Teletime| Braço da Oi para o segmento corporativo e público, a Oi Soluções concluiu a primeira fase de um projeto de videomonitoramento inteligente com sistema privativo de comunicação móvel LTE (4G) para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Para tal, foram entregues pela integradora 1,2 mil câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, 40 estações de rádio distribuídas pela cidade e 160 terminais para oficiais de campo na capital do estado e na região metropolitana de Salvador.

Com a rede privativa, o governo baiano projeta comunicação e transmissão de imagens em tempo real entre centros integrados e policiais e viaturas em campo. A entrega foi realizada nesta última terça-feira, 14, em evento com participação do CEO da Oi, Rodrigo Abreu, e do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

“A Secretaria da Segurança da Bahia tem à disposição uma ferramenta poderosíssima para fazer o monitoramento do dia a dia de maneira muito mais eficiente do que ela fazia anteriormente. É uma rede móvel e privada, que não depende da rede celular que todo mundo usa no dia a dia, exclusiva para a comunicação das forças de segurança”, afirmou Abreu, ao portal de notícias do governo baiano.

Recursos

Além da implantação, a Oi Soluções deve realizar a operação de serviços de TI e gestão de monitoramento do desempenho dos equipamentos da Secretaria (como servidores, rede WAN, LAN e VLAN).

O projeto também incluirá sustentação para toda a infraestrutura do órgão, o que contempla rede lógica, data center, energia, sistemas legados e vídeo wall, inclusive com fornecimento de profissionais.

Para as próximas entregas, já estão previstas 1.565 câmeras inteligentes e 2.000 conexões por fibra óptica em 39 municípios, além de 88 telas ativas de vídeo wall em 22 Centros Integrados de Comunicações (CICOMs), afirmou a empresa.

O sistema para a Secretaria ainda inclui torres, antenas e 3,9 mil terminais (entre aqueles embarcados em viaturas e os portáteis, como aparelhos celulares). A solução vai disponibilizar uma plataforma de atendimento para todos os chamados ao serviço 190, além da integração com o LTE.

Referência

“Desenvolvemos projetos customizados que atendam as demandas de segmentos específicos, como é o caso da Segurança Pública da Bahia, com amplo leque de atuação de serviços profissionais, modernização e gerenciamento dos ativos de videomonitoramento, video wall, gestão de parceiros, IoT, conectividade em fibra e LTE, e até mesmo energia. Entendemos que este projeto será referência no segmento de segurança pública no país, e um ótimo exemplo de aplicação para cidades inteligentes”, afirmou o CEO da operadora, Rodrigo Abreu, em comunicado.

A empresa foi a vencedora da concorrência pública do projeto Vídeo Polícia promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública.