Em breve, os usuários da solução de inteligência de negócios (BI, na sigla em inglês) da brasileira W5 Solutions poderão fazer consultas aos dados de suas empresas através de comandos de voz no celular. A fornecedora está desenvolvendo uma ferramenta usando o sistema de reconhecimento de fala do Google e pretende botar a primeira versão beta no ar em outubro, ainda em caráter de teste. O lançamento oficial é projetado para janeiro de 2017.

A ferramenta entenderá linguagem natural. Portanto, os usuários poderão fazer perguntas livremente, deixando a cargo do software entendê-las e buscar as respostas na base de dados. Será possível solicitar, por exemplo, o faturamento geral da companhia ou segmentado por filial; o ranking dos produtos mais vendidos em determinado período; a lista das lojas com maior faturamento em determinado mês etc. As respostas também serão fornecidas em áudio, por um robô. "Queremos que a ferramenta seja capaz de responder às perguntas mais frequentes", diz Marcos Abellón, diretor geral da W5 Solutions.

Hoje a solução de BI da companhia é comercializada principalmente para empresas de médio porte de variados setores. Ela está disponível para acesso via desktop, em um site web, e no celular, com um site móvel. A maior parte dos acessos (70%) acontece em computadores. Mas a participação mobile tem subido rapidamente. Era de apenas 10% no começo do ano passado e agora chegou a 30%. Abellón explica que o acesso móvel é mais comum nos níveis mais altos da gestão, pois presidentes e diretores tendem a olhar dados consolidados, enquanto funcionários das áreas operacionais precisam analisar detalhes, o que fica melhor na tela grande de um computador. A criação da ferramenta de comandos de voz deve aumentar ainda mais a participação dos dispositivos móveis na utilização do BI da W5.