Em Praia Grande (SP), o Colégio Universo disponibilizou uma ferramenta de comunicação e engajamento voltada para o contato com seus estudantes e os responsáveis. A robô AnnA conecta pessoas e o sistema da escola por meio de aplicativos mensageiros como o WhatsApp.  O hub de conversação está no ar desde o início do ano letivo e foi desenvolvido pela W5, empresa que faz soluções customizadas para nuvem na web.

Marcos Abellón, diretor geral da W5 Solutions

“A gente criou uma ferramenta que permite você construir chatbots, fluxos conversacionais. É possível determinar a ordem das ações, e é possível chamar outros fluxos para a conversa. Para a solução do Colégio Universo, usamos URA e um segundo nível de bot, que é a possibilidade de o usuário fazer solicitações por meio de palavras-chave”, explica o criador da AnnA e diretor geral da W5 Solutions, Marcos Abellón.

O pedido da escola era ter uma plataforma de comunicação com responsáveis e alunos no WhatsApp. A ideia era eliminar tarefas repetitivas inserindo-as nessa ferramenta, como obter informações sobre matrícula e valores, por exemplo.

“Em um primeiro momento, a ideia era ser informacional. Mas, quando viram as possibilidades, resolveram ampliar seu uso e, com isso, inserimos também envio de boletim, notificação sobre o atraso da chegada do aluno, horário das aulas, informações sobre as atividades extracurriculares e informações sobre o inglês, que é dado pela equipe do Red Balloon, por exemplo”, explica Abellón.

Atualmente, ao todo, o Colégio Universo possui 24 fluxos diferentes informacionais, ou seja, 24 chatbots que precisaram de um mês e meio para serem desenvolvidos. A escola oferece, então, via WhatsApp, tudo aquilo que os responsáveis encontram no site.

A AnnA já existe desde agosto do ano passado. A robô foi desenvolvida para servir como ouvidoria do portal de transparência da cidade de Praia Grande e pode funcionar no WhatsApp, Telegram e no Facebook Messenger. Na escola, a ferramenta começou a ser testada ainda no ano passado, em dezembro, e foi lançada oficialmente no início de março para os alunos e seus responsáveis. Por ser um hub conversacional, é possível fazer a integração da AnnA com outros serviços, como pagamentos, contato com o colaborador e help desk, além do uso para a comunicação com clientes.