A rede de franquias The Coffee (Android, iOS) realiza 14% de suas vendas através do seu app por mês. Com presença em cinco países e 185 lojas, a companhia comercializou 6 milhões de bebidas em 2021, além de um consumo de 12 toneladas de café, compradas diretamente de produtores brasileiros no último ano. Atualmente com 416 mil usuários mensais, 18% deles usam o app. Das praças em que a empresa atua, São Paulo é a mais forte.

Com cardápio reduzido – 25 itens, a depender da loja –, o produto mais vendido do cardápio é o Black Coffee, que é conhecido popularmente como espresso duplo.

Concepção

De acordo com Alexandre Fertonani, sócio-fundador do The Coffee, a ideia foi criar um negócio com seus irmãos Carlos e Luis. Os três foram para o Japão diversas vezes e queriam replicar o modelo de “pequenas cafeterias”. Paralelamente, o empreendedor explicou que essa era uma forma de ter “um negócio no ramo, mas de maneira escalável”. “Não queríamos parar na primeira unidade”, completa.

Além da concepção baseada em lojas de café minimalistas japonesas, a marca atrelou a tecnologia ao seu cerne. Primeiro, adotou tablets de autoatendimento para incentivar o pagamento digital. Depois, investiu em um sistema próprio que integra pedidos com o estoque da unidade, facilitando a gestão e a reposição dos insumos. E, mais recentemente, lançou seu aplicativo próprio para pedidos e pagamentos.

Entre os motivos para ter uma operação completamente digital e mobile, a empresa cita:

  1. A otimização da operação, uma vez que não tem a abertura e o fechamento de caixa físico;
  2. A questão higiênica, pois o barista não tocará em moeda corrente;
  3. E benefícios diretos ao cliente, como cashback ao consumidor e a possibilidade de fazerem pedidos antes de chegar à loja por app.

Estrutura e próximas etapas

A primeira unidade do The Coffee foi aberta em 2018 na cidade de Curitiba. Em quatro anos, a empresa expandiu para cidades em Brasil, Colômbia, Espanha, França e Portugal. Das 185 lojas que a marca tem, 20 são dos sócios-fundadores.

A companhia oferece quatro modelos de franquia: street, uma loja pequena de rua; hybrid, uma loja grande de rua; kiosk, um quiosque pequeno para shoppings e centro comerciais; e mall/concept, a única opção com espaço próprio para o cliente se sentar. O investimento inicial começa em R$ 185 mil.

Recentemente, a companhia tem avançado em outros mercados, como Natal/RN. Até o final do ano, a meta do The Coffee é ter 250 unidades em sua base. Para o consumidor, a empresa quer avançar em ideias de engajamento para o público vegano e vendas de créditos para uso no app.