The Coffee

Ponto de venda digital da The Coffee em Curitiba (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

O assunto do dia é café com minimalismo digital. Sei que muitos leitores gostam da bebida e os números corroboram para isso. De acordo com estudo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) com o Instituto Axxus, 95% dos brasileiros apreciam a bebida e durante a pandemia do novo coronavírus houve um aumento de 13 pontos percentuais do grupo que passou a consumir mais café, de 36% para 49% entre setembro de 2019 e 2021.

Há diversas formas de consumir café: em casa, com amigos, sozinho, no almoço, no jantar, acompanhado de alguém que gosta, mas particularmente em casas de café. Faz um bom tempo que não vou ao centro de São Paulo para tomar café no Café Girondino e ver o vaivém das pessoas na região da Rua 25 de Março. Ou descer até Santos e ir até o Museu do Café para experimentar diversas moagens e variações e até fazer cursos.

Para mim, um bom café é uma arte que precisa ser apreciada. Ainda não me acostumei com essas novas cafeterias que são barulhentas, atendentes berrando seu nome, repletas de adolescentes que pedem as bebidas mais doces do cardápio. Um dia me adapto.

Enquanto não me acostumo, um lugar que descobri no final do ano passado foi o The Coffee (Android, iOS), uma loja cuja compra é toda digitalizada. A ideia da marca é unir o melhor grão do café brasileiro com a pureza do design japonês.

Criada em Curitiba e injetada com aportes de empresas como Monashees e Shift Capital, a marca tem diversas lojas em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e outras 30 cidades do Brasil. A marca também está em Portugal, Espanha, Colômbia e França.

Como funciona

O cliente pode comprar com um tablet que fica no ponto de venda ou por meio do app em seu smartphone. No aplicativo, o cliente escolhe a loja que vai retirar o pedido – aparece endereço e distância da sua localidade até a loja –, faz o pedido em um cardápio bem enxuto, adiciona o seu nome e faz o pagamento – inclusive com CPF na nota – via cartão de crédito ou saldo na carteira.

O atendimento é bem rápido, dois a três minutos de espera no máximo. O preço é justo. Usei em Curitiba e gostei pelo fato de que tinha lojas em locais comuns, como no centro da cidade próximo ao Palácio Avenida. Em São Paulo, a maioria de suas lojas está em locais bem elitizados, como Moema e Jardins, mas também é possível encontrar mais populares como nos bairros República e Liberdade.

Nota do editor

Para saber mais sobre minimalismo digital, há um excelente artigo de João Moretti sobre o tema que Mobile Time publicou nesta quarta-feira, 9.