O Wabbers, um aplicativo nacional de trânsito lançado em fevereiro deste ano, alcançou a marca de 50 mil downloads em seis meses. Sua meta é atingir 500 mil até o fim do ano, informa a Mobwise, empresa responsável pelo seu desenvolvimento. O app está disponível para Android e iOS.

O aplicativo consiste na apresentação de informações em tempo real sobre as condições do tráfego nas grandes cidades, enviadas pelos próprios usuários. Os alertas sobre trânsito livre ou congestionado aparecem sobre um mapa, na tela do smartphone. Na prática, é conteúdo colaborativo, gerado por uma comunidade de motoristas, em uma proposta similar àquela do israelense Waze. A diferença é que o Wabbers é nacional e tem algumas ferramentas adicionais, como a possibilidade de registrar os trajetos mais comuns do usuário, agregando-o automaticamente a grupos de motoristas que percorrem o mesmo trecho e enviando-lhe informações sobre o trânsito naquele percurso em tempo real.

O objetivo inicial era atender ao público paulistano, mas o Wabbers já conta com uma massa significativa de usuários em outras nove grandes cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Campinas.  De acordo com a empresa, o serviço conta com cerca de 10 mil usuários ativos no momento. Para engajá-los a participar, a Mobwise promove periodicamente um café da manhã com usuários do app, chamados de "wabbers". O evento também serve para ouvir sugestões e aperfeiçoar o aplicativo.

A Mobwise é uma start-up criada por ex-alunos da Unicamp e recebeu aporte da IVP (Inova Venture Participações).