Acompanhar as notícias do trânsito e ter um GPS instalado no carro nem sempre são suficientes para escapar de engarrafamentos. E se fosse possível contar com a ajuda personalizada de um assistente que lhe guiasse por telefone, passo a passo, em como sair do trânsito e chegar mais rapidamente ao seu destino? Um teste piloto com esse serviço será iniciado dentro de 60 dias para motoristas do Rio de Janeiro e São Paulo como uma ferramenta a mais dentro do aplicativo móvel Wabbers, disponível para Android e iOS.

Apertando um botão no app, o motorista fará uma ligação VoIP para uma central de trânsito mantida pela Mobwise, desenvolvedora do Wabbers. Um assistente atenderá e, munido de mapas e de informações em tempo real do trânsito na cidade, além, é claro, do posicionamento do veículo do usuário, lhe indicará passo a passo o caminho mais rápido naquele momento para o seu destino. "Vai ser uma espécie de botão 'Me Tira Daqui'. Cobraremos um valor fixo por atendimento, mas ainda não decidimos o preço", conta Gustavo Marquini, sócio-diretor da Mobwise. Hoje a empresa já conta com uma central de informações de trânsito que abastece com conteúdo em tempo real o Wabbers. Seus técnicos serão treinados para passar a atender as ligações de socorro dos usuários.

O Wabbers é um aplicativo brasileiro de trânsito, que funciona como uma rede social para motoristas. Estes trocam informações entre si sobre engarrafamentos, acidentes e obras na pista, que aparecem sobre um mapa na tela do smartphone. O app é gratuito, mas o plano da Mobwise é adotar o modelo de negócios conhecido como "freemium", adicionando aos poucos ferramentas adicionais que serão cobradas por dentro do aplicativo. O serviço de atendimento personalizado será uma delas.

Outra ferramenta nova planejada para o Wabbers e cujo lançamento deverá acontecer dentro de 30 dias é a possibilidade de o usuário cadastrar suas rotas frequentes e programar um horário para receber notificações sobre suas condições naquele momento. Haverá um limite de rotas que poderão se cadastradas gratuitamente por usuário, depois do qual passará a ser cobrada uma taxa adicional, também com venda in-app. 

Investimento

Para o desenvolvimento da tecnologia por trás do Wabbers foi desembolsado R$ 1 milhão. Outros R$ 150 mil foram investidos para o lançamento do produto, que ocorreu em fevereiro deste ano.  A Mobwise é uma start-up criada por ex-alunos da Unicamp e recebeu aporte da IVP (Inova Venture Participações).