Dois drones SegurPro fazem monitoramento do perímetro e das áreas de acesso ao festival, com câmeras de alta resolução e câmera térmica. Foto: divulgação

Uma das frentes em que o Rock in Rio investiu nesta edição de 2022, que vai até 11 de setembro no Rio de Janeiro, foi a segurança. Um plano de ação inclui mais de 130 câmeras (entre dome, fixa, noturna, térmica e fish eye), dois radares perimetrais, dois drones, 30 bodycams e um software de reconhecimento facial. Tudo é monitorado no CCO (Centro de Controle Operacional), dentro da Cidade do Rock, no Parque Olímpico.

A SegurPro, empresa responsável, usa segurança híbrida na qual especialistas são conectados por meio de tecnologias inteligentes, que geram informações para prevenção, envolvendo intervenção física, digital e até meteorológica. Algumas das imagens são de equipamentos da Prefeitura do Rio de Janeiro, que cobrem o entorno do Parque Olímpico, se integrando ao CCO.

O software de reconhecimento facial Oosto OnWatch é um recurso utilizado em 40 das 130 câmeras de monitoramento. A tecnologia pode ser utilizada para buscar pessoas com base em características faciais e atributos físicos visuais com cor do vestuário, gênero e faixa etária.

A empresa também oferece um serviço de mensagens via SMS, com informações sobre o evento, como orientações sobre mobilidade, melhores acessos, previsão do tempo e dicas de como aproveitar o festival. Para receber as mensagens, é preciso fazer um cadastro por meio do QR code da campanha, disponível no Ponto Seguro e no CCO, dentro da Cidade do Rock.