Recém-chegada ao Brasil, AppDynamics, uma empresa desenvolvedora da plataforma de inteligência de aplicativos de nome homônimo, aposta no mercado brasileiro para atrair uma comunidade de desenvolvedores e crescer acima de 100% na América Latina, aponta Diogo Tamura, gerente regional de vendas da companhia no Brasil.

“No mundo crescemos a uma taxa anual de mais de 100% em vendas. Na América Latina a expectativa é um crescimento a taxas muito maiores, dado que a nossa operação é nova”, afirma o executivo, sem revelar projeções para a região.

Desde 2013 na América Latina, mas com equipe na região há um ano, a AppDynamics possui hoje 1,8 mil empresas usando sua plataforma Pro (licenciada) no mundo, além de outros – não computados – que utilizam sua versão gratuita Lite.

Entre os clientes da companhia na América Latina, a empresa norte-americana possui contratos com a locadora de carros Localiza e a loja de magazine chilena Falabella. Ao todo, são 20 clientes licenciados na região latina.

Ciclo de vida do aplicativo

A AppDynamics Plataform permite às áreas de desenvolvimento e operações das empresas acompanhar o ciclo de vida de uma aplicação, ao monitorar nos ambientes de pré-produção e produção do app: suas performances, nível de utilização do usuário em tempo real, banco de dados, servidores, análise de dados etc.

“A grande vantagem para o desenvolvedor é que, uma vez em produção – onde os problemas reais acontecem – o AppDynamics monitora fim-a-fim 100% das transações", explica Tamura, em entrevista por e-mail ao MOBILE TIME. "Do aplicativo do usuário até o banco de dados, passando por todas as camadas ao longo desse caminho: mapeamos automaticamente todas as interações”.

Negócios e escritório em SP

Seu modelo de negócios é baseado na venda e implementação da plataforma para empresas por meio de parceiros. Para o desenvolvedor de apps, a AppDynamics utiliza um modelo de licenciamento especial para ambientes pré-produção e desenvolvimento, assim como também  ofertas de distribuição e comercialização 100% software as a service (SaaS), além de sua plataforma gratuita, para criadores de aplicações em menor escala.

Tamura afirma que, mesmo com a atual crise cambial na região, a empresa não mudará os planos e pretende encerrar o ano com um aumento considerável de recursos e relata que nos próximos seis meses a AppDynamics terá sede no Brasil.

“O escritório principal do Brasil será em São Paulo, cidade em que a maior parte de nossos recursos estão localizados”, diz Tamura. “Com relação à data, ainda não temos nada oficial. Depende dos processos burocráticos brasileiros, mas entendemos que o prazo de quatro a seis meses seria bem realista”.