O aplicativo de gestão de cartões Ourocard (Android, iOS), do Banco do Brasil, chegou a ter 20 mil downloads e 184 feedbacks em seus primeiros três dias de existência. O aplicativo foi lançado em teste beta no 1º semestre e já está disponível nas lojas de apps. O uso de testes pelo BB para lançar aplicativos é um dos caminhos para o banco se relacionar e entender seus clientes em um mundo cada vez mais mobile, como explica Joaquim Venâncio, líder de produtos digitais da instituição. O executivo participou do Forum Mobile+, nesta quarta-feiira, 5, em São Paulo.

“Toda empresa é organizada em produto. Como mudar a forma de pensar em uma empresa para pensar a partir do cliente?”, questionou o executivo. “A partir de 2014, nós começamos a virar essa chave. Você não pode perguntar para o cliente o que ele quer, você precisa extrair dele. Essa abordagem é muito mais efetiva e gera mais resultado para entender o cliente”, completa.

Além do Ourocard, o BB fez testes com o aplicativo de educação financeira para pais e filhos Trato (Android, iOS), já liberado nas lojas de apps; e realiza atualmente testes com o app Pagar ou Receber, para amigos e familiares dividirem uma conta. Ainda assim, Venâncio reforça que a criação ou migração de tecnologias mobile no banco dependem de algumas diretrizes.

“Outro ponto que é crítico para nós é simplificar. A gente sofre pressões de diversos lados para colocar soluções. Nós precisamos questionar no dia a dia: ‘precisa ser mobile, não pode ser na internet’? Todo produto nosso, para ser mobile, precisa antes ser um MVP – produto de viabilidade mínima – que tenha valor para o nosso cliente”.

O executivo citou também números aplicativo de mobile banking do Banco do Brasil, que alcançou 9 milhões de usuários em agosto, dos quais 530 mil falam com os gerentes através do app. Eram 8 milhões no fim do segundo trimestre. Para efeito de comparação, há 13 milhões de usuários do Internet Banking.