O número de malwares para Android, sistema operacional do Google para dispositivos móveis, detectado pela empresa de segurança F-Secure, cresceu mais de dez vezes no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2011, saltando de 5.033 para 51.447.  Segundo o relatório, entre julho e setembro foram identificadas 42 novas famílias de malwares para Android — dentro de uma mesma família podem existir variações de códigos maliciosos.

A pesquisa contraria dados do Google, segundo os quais teria havido uma redução de 40% na quantidade de malwares para seu sistema pela adição de uma camada de segurança na sua loja de aplicativos Play Store, após a compra da VirusTotal, empresa espanhola de segurança. Os especialistas da F-Secure afirmam que a proteção pode ser contornada e que a explosão nas detecções ocorreu depois de o Google ter tomado as devidas providências.

O Symbian, da Nokia, é o segundo sistema operacional com maior aumento de novos malwares, com 21, seguido do iOS, da Apple, com dois novos apps maliciosos.

Ao todo, o sistema do Google concentra 66,8% dos malwares detectados entre janeiro e outubro deste ano. O Symbian, por sua vez, ficou com 29,8%. O iOS aparece na terceira colocação, com 1,1%, suguido pelo BlackBerry, da Resource In Motion (RIM), e o Windows Mobile — empatados com 0,6% cada.