Estima-se que cerca de 40% das doações feitas em dinheiro para ONGs se percam ao longo do caminho antes de chegarem aos seus beneficiários finais. Além disso, há pouco controle sobre como é feita a distribuição do dinheiro e como ele é efetivamente gasto. Para resolver esse problema uma start-up inglesa chamada Transaxiom criou uma solução de dinheiro digital com cartões e telefones NFC que será testada até o final do ano em três países africanos, dentre os quais o Quênia. O projeto foi apresentado na Cartes 2014, em Paris, nesta quarta-feira, 5.

"Nossa solução consiste em transformar dinheiro real em digital. Mas não se trata de dinheiro na nuvem. Ele está fisicamente com você, neste caso, num cartão, não em espécie. Assim, pode ser transacionado offline, sem depender de rede", disse Ram Banerjee, diretor da Transaxiom. O cartão contém um chip NFC e se comunica com telefones habilitados com essa tecnologia em poder de comerciantes locais, para efetuar as transações. O sistema permite definir que tipos de produtos podem ser adquiridos.

O foco da solução são áreas de conflito ou que tenham sofrido desastres naturais. Voluntários levariam até os locais alguns milhares dos cartões carregados de dinheiro oriundo de doações de ONGs e os distribuiriam às pessoas necessitadas, para compra de itens básicos de sobrevivência, como comida e água, com comerciantes informais da região. Paralelamente, entregariam a  esses comerciantes algumas centenas de telefones NFC com o aplicativo embarcado para a realização das transações. Qualquer outro telefone com NFC pode baixar a aplicação para participar do programa. "Primeiro tentamos com máquinas de POS da Ingenico, mas o terminal custa caro. O celular com NFC é mais barato", disse o executivo. "Além disso, a solução é 100% baseada em software, sem elemento seguro. Não precisamos negociar com nenhuma operadora ou fabricante de aparelho para lançar", complementa.

Os comerciantes nos países afetados pelo desastre não precisam estar conectados a uma rede móvel para efetuarem as transações. Estas podem ser concluídas mesmo offline. Assim que consegue uma conexão, o aplicativo envia os dados para o servidor, para que o dinheiro seja pago na conta do comerciante. O dinheiro em espécie doado para as ONGs fica o tempo todo em um banco no seu país de origem, saindo apenas na hora de pagar os comerciantes.

Além de reduzir perdas nas doações ao longo do caminho, a solução gera relatórios completos, informando quem recebeu os cartões, quando recebeu, onde gastou, com o que gastou etc.

Depois dos testes-piloto na África, a Transaxion apresentará a solução para grandes instituições de caridade internacionais.