Não são apenas fabricantes de SIMcard e bandeiras de cartão de crédito que pretendem atuar como TSM (Trusted Service Manager) intermediando a instalação de aplicações de NFC (Near Field Communications) nos chips das operadoras. A TIMWE, conhecida integradora de conteúdo móvel, também pretende desempenhar esse papel no Brasil. A empresa possui duas soluções relacionadas ao tema: a "NFC Launcher", que se trata de uma plataforma de TSM propriamente dita, capaz de instalar quaisquer aplicações NFC remotamente nos SIMcards, e o "NFC Loyalty", para integrar programas de fidelidade, distribuindo cupons e outros conteúdos via NFC. Sua primeira cliente é a operadora turca Turkcell.

"Queremos parcerias com operadoras para adoção de NFC Launcher, através do qual poderão lançar seus próprios serviços NFC", explica Fábio Costa, gerente de inovação da TIMWE. A partir do NFC Launcher, aplicações white label são oferecidas para as teles. A NFC Loyalty é apenas a primeira de outras que virão.

A expectativa do executivo é realizar experiências no Brasil ao longo de 2013 e ter serviços baseados em sua plataforma lançados comercialmente para o grande público no País em 2014.