O Grupo EXA lançou o aplicativo Proteção Pix: dinheiro seguro (Android, iOS), desenvolvido contra transações bancárias não autorizadas a partir de roubo ou furto do celular. Vale lembrar que a empresa nasceu a partir da parceria entre TIM e FS, especialista em segurança digital. A solução desenvolvida e apresentada nesta terça-feira, 5, foi antecipada em maio do ano passado por Mobile Time, durante o evento Mobi-XD.

Antes de solicitar o serviço do seguro, a pessoa deverá abrir uma comunicação de ocorrência (antigo B.O.) e bloquear o IMEI do smartphone.

O app tem as seguintes funções disponíveis: rastreio do celular; câmera antirroubo; disparo de alarme; e bloqueio e limpeza de dados. Para quem desejar função bloqueio e limpeza de dados, deve contratar o plano com mensalidade a partir de R$ 6,90, que também engloba as opções anteriores, além de seguro de até R$ 10 mil (por contrato válido pelo período de 12 meses) em transferências realizadas por Pix, TED ou TEF. Como a ferramenta não está atrelada a nenhum banco ou meio de pagamento, ela pode cobrir o extravio de qualquer instituição bancária.

Com relação à câmera antirroubo, a foto da pessoa que está usando o celular vai para uma nuvem dentro do servidor da Proteção Pix que pode ser acessada pelo portal da solução. Vale dizer que, uma vez o dispositivo roubado/furtado, o usuário deverá acessar o Proteção Pix por meio de sua plataforma web.