De olho no mercado de Internet das Coisas (IoT) para aplicações em smart cities e casas conectadas, a Ericsson anunciou nesta quarta, 6, durante a feira CES 2016 em Las Vegas, três novas soluções para empresas e provedores. As ferramentas são de medição inteligente como serviço, análise de dados do usuário e da IoT, e a Networks Software 17A ,que promete "diversificar células para IoT".

De acordo com a fornecedora sueca, a plataforma de medição permite terceirização de processos de negócios de ponta a ponta, reduzindo tempo de lançamento, operação e gerenciamento de medições, além de economia em custos. A solução estará disponível no segundo trimestre de 2016.

Também disponível no mesmo período do ano, a ferramenta de dados do usuário e da IoT permite a operadoras um mecanismo para avaliar em tempo real as informações de forma incorporada ao banco de dados do assinante. Ela é combinada com a solução de Consolidação de Dados do Usuário (UDC) da Ericsson e agrupa dados de dispositivos (celulares e demais).

Já a ferramenta Networks Software 17A é voltada para dispositivos integrados, trazendo suporte a "milhões de conexões de dispositivos por célula". Ela conta com o padrão de LTE em banda estreita para Internet das Coisas (NB-IoT), integrando com infraestrutura existente. A Ericsson afirma que a utilização do padrão NB-IoT permite economia de custos de módulo em 90% com sete vezes mais cobertura e mais de dez anos de vida útil para a bateria. Essa solução da fornecedora sueca estará disponível no quarto trimestre deste ano.