Depois de colocar seus smartphones à venda na Vivo, Americanas.com, Submarino e Shoptime, agora a Xiaomi passa a vender seus celulares no site Extra.com.br. Um anúncio exaltando as 13 milhões de unidades vendidas do Redmi 2 Pro e com o seu preço a R$ 729 foi enviada aos consumidores do site na última terça-feira, 5.

A comercialização de celulares no varejo online e offline não é novidade para a fabricante chinesa. Em mercados como Índia, Cingapura e mais recentemente na China, a Xiaomi buscou aumentar suas vendas nesses canais. No entanto, chama a atenção à mudança de estratégia. Até meados de 2015, os smartphones da Xiaomi eram vendidos apenas em seu próprio e-commerce.

Uma das razões para a alteração na rota pode ser a estratégia de crescimento global da companhia, que mira mercados maduros como Estados Unidos e Europa. Isso levará uma disputa mais acirrada com as compatriotas Huawei e Oppo pela terceira posição do mercado mundial de smartphones, além de uma eventual disputa pelo segundo lugar contra a Apple.

Dados da Gfk do mês de setembro de 2015 apontam que a Samsung possui a maior fatia do mercado, 28,3%. Apple (11,8%), Huawei (9,7%), Oppo (5,3%) e Xiaomi (5,2%) aparecem em seguida.