Ilustração: La Mandarina Dibujos

A Uber (Android, iOS) lançou na última quinta-feira, 5, o Uber Moto, serviço de transporte de passageiros por motocicleta, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, além da prefeitura paulistana, a prefeitura do Rio de Janeiro também tenta suspender a modalidade na capital. 

“A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, informa que vai adotar as medidas cabíveis para impedir o uso de Uber Moto na cidade. A empresa de mobilidade lançou mais um serviço em que visa somente o lucro, sem prestar as devidas contrapartidas aos trabalhadores e órgãos públicos”, escreveu em nota.

No comunicado, a prefeitura lembrou que o município publicou o decreto 51.412/22, regulamentando a profissão de mototaxista, em 14 de setembro de 2022. O objetivo foi organizar este meio de transporte, que atualmente opera na informalidade, principalmente em comunidades da cidade, onde o transporte público coletivo tem dificuldade de acesso. A prefeitura enviou ao Legislativo um Projeto de Lei para complementar a regulamentação, atualizando a legislação existente.