A Bematech, empresa brasileira especializada em software de gestão para diversas verticais do varejo, está apostando forte na integração de seus produtos com mobilidade. Para tanto, mantém uma divisão dedicada ao tema, com cerca de 30 profissionais especializados em front-end e back-end, para Android e iOS. "O mundo do futuro é móvel. Isso está no nosso roadmap de desenvolvimento, no nosso DNA", garante o CEO da companhia, Cleber Morais.

Uma das frentes da empresa em mobilidade consiste na integração de seus softwares de gestão com apps móveis de terceiros, por meio de uma API. Esta API, contudo, não é pública: a Bematech escolhe a dedo e acompanha de perto quem se integra a ela. Diversos apps já o fizeram, como Buscapé, Booking.com. Grubster, Expedia, dentre outros.

Outra iniciativa em mobilidade é a solução recém-lançada Bemacash, voltada para pequenos e médios varejistas. Ela consiste em oferecer um software de gestão de vendas associado a um tablet para ser usado pelo vendedor, com um meio de pagamento em cartão acoplado. A nota fiscal eletrônica é enviada por email para o consumidor. E o gerente tem acesso a relatórios básicos de inteligência de negócios. O produto foi testado inicialmente pela operação norte-americana da Bematech, onde fez sucesso, e no fim do ano passado foi trazida para o Brasil. As revendas vêm sendo treinadas desde então e a produção e comercialização do Bemacash começa este mês no País. "O pequeno varejista às vezes tem um software de gestão feito por algum parente, com no máximo uma CPU ou uma impressora… Com o Bemacash levamos uma solução de one stop shop", comenta Morais.

Na vertical de hotelaria, onde a empresa também atua, já há clientes usando apps para check-in e check-out de hóspedes. Paralelamente, estão sendo avaliadas novas tecnologias para substituir a chave pelo smartphone, mas sua viabilidade econômica depende muito da idade de cada hotel: em alguns casos é preciso trocar as fechaduras, o que encarece o projeto. Uma novidade em teste pela Bematech é a adoção de reconhecimento facial no saguão do hotel, para que o cliente tenha um tratamento personalizado sempre que retornar.

Ao todo a Bematech tem hoje 500 mil clientes no Brasil e 30 mil nos EUA. É uma empresa listada na bolsa de valores e sua receita vem crescendo 17% a cada trimestre.