Os torcedores de dez clubes patrocinados pela TIM ganharam aplicativos móveis (Android, iOS_ personalizados com informações sobre os times: Atlético Mineiro, Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Vasco e Vitória. Graças a uma parceria com o site de vendas de ingressos Futebol Card, já é possível comprar entradas para jogos dentro de três deles: Cruzeiro, Palmeiras e Vasco. Um QR code armazenado no aparelho faz o papel de ingresso: basta apresentá-lo na tela do celular quando for passar pela roleta no estádio. A funcionalidade de compra está disponível apenas para clientes dos planos Liberty Torcedor ou Infinity Torcedor, da TIM. Estes também têm acesso a conteúdos exclusivos dentro dos apps, como vídeos dos gols, e não pagam pelo tráfego de dados.

Os apps estão disponíveis para download gratuito na App Store e na Google Play e podem ser baixados por usuários de quaisquer operadoras. Logo após a instalação, é solicitado o número de telefone de quem é cliente da TIM, para a confirmação dos benefícios. Quem não for assinante da operadora pode entrar no app sem se cadastrar e usufruir de alguns conteúdos, como notícias do dia a dia do clube, acompanhamento lance a lance dos jogos e notificações de gol, de cartões e de substiuições. Há também um game para brincar de treinador, escalando o time ao seu jeito e comparando com a escalação real e a preferida dos outros torcedores. O conteúdo é fornecido pela Esporte Interativo.

Análise

A substituição do ingresso pelo smartphone é algo inédito no Brasil e ainda pouco comum no mundo. Uma das barreiras é justamente a integração com as roletas nos estádios. A TIM optou pelo QR code por ser uma tecnologia disponível em qualquer smartphone. Um passo futuro será a adoção do NFC, hoje presente em vários modelos Android e nos novos iPhones. A experiência para o usuário é ainda mais rica: basta encostar o aparelho na roleta para passar.