Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

O Spotify (Android, iOS) terminou 2022 com aumento de usuários e da receita líquida, mas registrou fortes prejuízos líquido e operacional.

De acordo com o resultado financeiro do app de streaming de áudio, lançado nesta terça-feira, 31, a receita líquida de 12 bilhões de euros no último ano, representa um aumento de 26% ante 9,5 bilhões de um ano antes. Ainda assim, os fortes gastos da companhia em publicidade, aquisições e pesquisa e desenvolvimento colaboraram para um prejuízo operacional de 660 milhões de euros, contra um lucro operacional de 94 milhões de euros de 2021.

O prejuízo líquido aumentou de 34 milhões para 430 milhões na comparação ano a ano.

Usuários

Usuários do Spotify entre pagantes e consumidores de publicidade (reprodução: Mobile Time)

No operacional, a companhia chegou ao quarto trimestre de 2022 com 490 milhões de usuários ativos, alta de 20% contra 406 milhões de um ano antes. O incremento foi puxado pelo forte consumo de podcasts. O serviço de streaming chegou a 205 milhões de usuários pagantes, incremento de 14% se comparado aos 180 milhões do quarto trimestre de 2021. E, em usuários não pagantes (consumidores de publicidade), o aumento foi de 25%, ao passar de 236 milhões para 295 milhões. Dito isso, a divisão do total de MAUs ficou 59% para pagantes e 41% para não pagantes.

Receita dividida

Percentual da receita por usuários (reprodução: Mobile Time)

Na receita do quatro trimestre de 2022, os assinantes do Spotify responderam por 2,7 bilhões de euros, um aumento de 18% contra 2,3 bilhões de euros um ano antes. Os usuários não pagantes que consomem e geram receita com publicidade respondem por uma receita de 450 milhões de euros, incremento de 14% contra 395 milhões de euros na comparação ano a ano. O total da receita no quarto trimestre cresceu 18%, de 2,7 bilhões para 3,1 bilhões, sendo que 86% da receita são de usuários pagantes e 14% de não pagantes, em um movimento puxado justamente pelo aumento de usuários.