É cada vez mais comum encontrar representantes comerciais portando smartphones e tablets com aplicativos que lhe permitem realizar pedidos, verificar estoques etc. A brasileira Entire TP é uma das fornecedoras desse tipo de solução no mercado brasileiro, tendo como clientes grandes empresas do setor farmacêutico e de perfumaria, principalmente. No momento, há entre 2 mil e 2,5 mil vendedores portando dispositivos móveis com o aplicativo desenvolvido pela Entire TP. E a previsão é alcançar 5 mil até o final do ano, informa o diretor comercial da companhia, José Ricardo Ferreira. Disponível originalmente para o sistema operacional Windows Mobile, o app acabou de ganhar uma versão para iOS e Android, por demanda dos clientes, segundo o executivo.

A solução da empresa se chama e-Trade. Para Ferreira, ela é mais do que a simples automação de força de vendas. "Trata-se de um portal de relacionamento comercial", esclarece o executivo. Através do app, o representante comercial pode acessar o histórico de vendas de cada cliente e as condições comerciais; verificar o estoque; ser informado de promoções-relâmpago; visualizar o catálogo de produtos, com fotos e vídeos; programar seu roteiro de visitas; e, claro, enviar um pedido de compra. Quando não há sinal no celular, o pedido é armazenado na memória e enviado posteriormente, de maneira automática, pelo app.

A e-Trade também pode ser acessada pela web. Tanto o app quanto a versão web são personalizadas para a empresa cliente da Entire TP. A integração com os sistemas legados do cliente costuma tardar, em média, três meses, afirma o diretor.

Versão para os compradores

Atualmente, os compradores também podem fazer pedidos pela web através da e-Trade. Ou seja, não é necessário esperar a visita de um vendedor. Segundo Ferreira, cerca de 300 mil pessoas acessam dados pela plataforma no Brasil. O próximo passo será lançar versões dos apps para utilização pelos compradores, o que deve acontecer em meados deste ano.