A empresa de soluções de comércio eletrônico para o mercado corporativo Entire TP já tem 90% de sua carteira de clientes corporativos adotando ferramentas móveis. Com um crescimento de operações da monta de 150% entre 2008 e 2011, a empresa vem otimizando sua plataforma de vendas, e aposta na flexibilidade das soluções móveis para continuar evoluindo no disputado mercado B2B (business to business) brasileiro.

A companhia, que tem em sua carteira clientes como Novartis, Pfizer, Boehringer-Inglhein, Sandoz e GSK, vem adicionando funcionalidades mobile para dar maior flexibilidade à sua plataforma de vendas B2B. Dentre as principais soluções da Entire TP, representando 70% do core business da empresa, está sua solução de e-Trade, que atua como uma plataforma de vendas com soluções web e mobile. Trata-se de um portal de relacionamento comercial responsável pela gestão da compra e venda dos produtos em toda cadeia de fornecimento.

Segundo o diretor José Ricardo, a grande funcionalidade do serviço está no backoffice, que permite que as equipes de vendas e marketing definam aspectos como metas de venda, promoções, politicas comerciais e de desconto, tudo em acordo com as características específicas de cada cliente. A partir daí, as operações na outra ponta da cadeia são muito simples: com tudo já dentro dos parâmetros definidos, ações de representantes de vendas tornam-se  simples, pois já possuem em seus smartphones e tablets os dados e informações dos clientes.

“Fica mais fácil para o representante ir direto ao cliente, pois tudo já está disponibilizado na plataforma. Com a plataforma mobile, todas as informações ficam na mão do representante, lado a lado do cliente”, diz Ricardo, que destaca como diferencial da plataforma sua flexibilidade, podendo ser integrada com todos os ERPs de mercado. A solução, que desde 2005 contava com funcionalides móveis para o antigo Windows Mobile, hoje conta com versões para iOS e Android. Segundo o diretor, 80% dos acessos móveis à plataforma se dão a partir de dispositivos (tablets e smartphones) com sistema operacional iOS.

Modelo de negócios


Em termos de modelo de negócios, a companhia trabalha com duas possibilidades: compra da tecnologia ou aluguel mensal da plataforma, a qual pode ser customizada segundo as necessidades de cada cliente (sendo o valor pago referente à quantidade de funcionalidades adquiridas pelo cliente). Segundo José Ricardo,apenas dois dos atuais clientes optaram pela compra da tecnologia, havendo, portanto, uma preferência massiva pelo modelo de aluguel, pelo qual o cliente paga um valor fixo por mês, ficando disponíveis o servidor, as ferramentas e o suporte técnico da empresa. No que se refere às ferramentas, o cliente escolhe os módulos que deseja adquirir, e os valores são negociados caso a caso com base nisso.

A empresa mais que dobrou, entre 2008 e 2012, sua carteira de clientes, que hoje chega a mais de 60 firmas, dentre as quais cerca de 50 adotam módulos mobile. A Entire TP está criando uma divisão exclusiva para ferramentas de mobilidade, com a qual espera conseguir bater a meta de 30% de crescimento para as operações globais da empresa em 2012.