O banco Carrefour vem migrando a forma de engajamento com os usuários de seu cartão do SMS para a notificação push, e incrementando a receita no app. Essa mudança é feita com apoio da Flowsense, startup de inteligência de mercado que integra push e geolocalização ao CRM e aplicativo da financeira.

Ao todo, a companhia enviou 7 milhões de notificações push aos clientes dos cartões Carrefour e Atacadão no último trimestre de 2019. Em teoria, a troca de SMS por push reduz em um quinto os custos de ativação de clientes. Além da redução de custos operacionais, a companhia registrou um aumento de 2% na base de clientes ativos dos cartões.

“O desafio deles é a parte de engajamento. O app é muito focado em consulta de saldo, mas muito do desafio era gerar mais engajamento e receita a partir do aplicativo”, diz André Bain, CEO e fundador da Flowsense. “O nosso diferencial é a inteligência e ativação do mobile, trazendo ele (o app) mais próximo do cliente. O mobile não pode ser apenas o espelho do e-mail. E preciso converter no botão”.

A Flowsense implementou a ferramenta Next Best Offer (NBO) no app. Em um processo de integração com Carrefour e SAS, a NBO consegue dar ofertas em tempo real, geolocalizadas e automatizadas para o cliente, através do app do cartão. Assim, quando o cliente está perto de uma filial do Carrefour ou do Atacadão, ele recebe ofertas via mensagem push. “Quando o device está na área demarcada, o CRM do SAS apresenta as melhores ofertas, e nós mandamos o push com um resumo delas”, explica Bain.

Além de trabalhar com localização, o algoritmo da NBO consegue identificar o melhor dia e horário para enviar o push ao cliente, de modo que não incomode. Em termos de receita, a oferta automatizada tem gerado 25,4% de taxa de clique (CTR). Aliás, o resultado com o CTR é o modelo de negócio usado pela startup.

Próximos passos

Com os resultados obtidos com o Carrefour, a Flowsense mira um crescimento em operação e tecnologia. Para isso, Bain pretende abrir uma rodada de investimentos neste ano: “Expansão e tecnologia vão correr paralelamente. Como empresa, nós estamos levantando uma rodada de investimentos. Para os clientes existentes, vamos aumentar a entrega de valor com uso de otimização e inteligência artificial – de forma mais personalizada, com definição para quem mandar e em qual momento, controlar as notificações que enviamos aos clientes – e queremos ter mais canais. Vamos expandir a atuação para in-app messages (pop-up no app)”.

Além do Banco Carrefour, a startup tem como clientes Bradesco, Dotz, Americanas e UOL, atende mais de 100 apps e possui 45 milhões de usuários em sua base. Mais recentemente, a companhia lançou a solução de delivery inteligente, uma ferramenta que analisa e organiza os melhores horários para enviar as notificações push aos usuários desses aplicativos.