O catálogo da loja de aplicativos para Apple Watch já conta com 33 títulos, incluindo um brasileiro: PlayKids, da Movile. A versão para Apple Watch do app de conteúdo infantil permite que o usuário pause o vídeo que seus filhos estão assistindo em um iPad ou iPhone, e mande uma mensagem com seu personagem de desenho preferido avisando que está na hora de dormir, jantar ou escovar os dentes.

Entre os outros 32 apps, os mais inovadores parecem ser o da rede de hotéis SPG e da companhia aérea American Airlines. O primeiro permite usar o relógio para para abrir a porta do quarto. E o segundo permite fazer o check-in, cujo cartão de embarque fica guardado no relógio, além de enviar notificações sobre mudança de portão e informar durante o voo quanto tempo falta para a aterrissagem.

No catálogo, há ainda redes sociais de sucesso, como Instagram e Twitter. Em ambos os casos o usuário acompanha sua timeline direto na tela do relógio e pode interagir com as postagens, como curtir e comentar uma foto com um Emoji do Instagram ou retuitar um post do Twitter. Grandes empresas de mídia também marcam presença nessa primeira leva, como ESPN, CNN e NY Times, assim como utilitários populares, como Evernote, TripAdvisor e os apps de corrida Runstatic e Nike+ Running.

Completam a lista inicial: Amplifi Remote, Babbel, BMW i Remote, Boxpop, Citymapper, CommitTo3, eBay, Expedia, Green Kitchen, Invoice2Go, Lifesum, MLB.com, NPR One, Pacemaker DJ, Procreate Pocket, Redfin, Rules!, Salesforce, Shazam, Strava e Sky Guide.

O catálogo completo está disponível no site da Apple já traduzido para português, o que pode ser um indício de que o produto não vai demorar muito a chegar no Brasil. A pré-venda nos EUA começa na próxima sexta-feira, 10, e o relógio chegará às lojas da Apple naquele país no dia 24 deste mês. A Apple montará uma loja de aplicativos separada para o seu relógio.

Análise

Há uma diferença importante entre os apps do Apple Watch e aqueles para Android Wear. Estes últimos, até agora, em sua maioria, consistem em meras extensões de suas versões para smartphone para notificações no pulso. No Android Wear, o Twitter e o Instagram, por exemplo, apenas informam quando há interações diretas com o usuário. Para ver a timeline, contudo, é preciso abri-los dentro do smartphone. Ainda há poucos aplicativos para Android Wear com uma experiência mais aprofundada na tela do relógio. Um deles é o WhatsApp, que permite ler as mensagens e respondê-las por voz.

Os primeiros títulos para Apple Watch, ao contrário, procuram oferecer mais conteúdo direto no pulso do usuário, ou mesmo comandos extras, como no caso do PlayKids. Ainda é cedo para prever que tipo de app fará mais sentido em um relógio conectado. Pelo visto não faltarão experimentações em todas as plataformas disponíveis.

Tela Viva Móvel

O CEO da Movile, Fabrício Bloisi, será um dos participantes do painel "A América Latina no cenário mundial de apps móveis", que acontecerá no dia 5 de maio, durante o 14º Tela Viva Móvel, no WTC, em São Paulo. Participarão do mesmo painel os CEOs do Easy Taxi, Dennis Wang, e da argentina Etermax, Máximo Cavazzani, outros dois raros exemplos de empresas latino-americanas que conseguiram desenvolver apps que são sucesso mundial.

O Tela Viva Móvel é o mais antigo e principal evento sobre conteúdo e serviços móveis do Brasil. Realizado pela Converge Comunicações, com apoio de MOBILE TIME e TELETIME, chega este ano à sua 14ª edição. Além de painéis que debatem as últimas tendências em conteúdo móvel, o evento reúne na plateia representantes de toda a cadeia desse mercado, desde desenvolvedores até operadoras, passando por integradores de SMS, agências de mobile marketing, provedores de conteúdo e fabricantes de handsets. A edição deste ano acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, no WTC, em São Paulo.