O robô de conversação da OMS via WhatsApp ganhou uma versão em português nesta segunda-feira, 6. Até então o chatbot funcionava apenas em árabe, espanhol, francês, inglês e italiano.

Para adicionar o robô em seu mensageiro, o usuário pode cadastrar o número +41 79 893 1892 em sua agenda de contatos ou clicar neste link. E, para fazer o primeiro contato, deve enviar uma mensagem com um simples “oi” para o referido número.

Na conversa, o bot do órgão da ONU traz números atualizados da doença no mundo, além de: dicas de proteção, área de perguntas e respostas, esclarecimento sobre informações espalhadas pelas redes sociais, orientações para viagens, notícias sobre o tema, compartilhamento de informações para outras pessoas e link para doação ao Fundo Solidário de Resposta à Covid-19.

Outros robôs

Além de OMS, outras instituições criaram bots informacionais sobre o coronavírus no WhatsApp, como Unicef, ministério da Saúde e o governo do estado de São Paulo. O governo do estado do Rio de Janeiro usa um robô para fazer a triagem de pacientes. Em Santa Catarina, o governo estadual lançou um sistema de comunicação de atendimento remoto com opção de agendamento de consultas via mensageiro. E o próprio WhatsApp criou um hub com informações sobre a doença.