O SindiTelebrasil informou nesta segunda-feira, 6, que as operadoras de telefonia do Brasil enviaram mais de 106 milhões de torpedos SMS sobre o coronavírus. O envio de mensagens que levam à população informações do ministério da Saúde, da Defesa Civil e da Anatel acontece desde o dia 13 de março.

Nos textos que chegam aos seus celulares, os cidadãos são orientados a ficarem em casa e a saírem apenas em casos de emergência, e recebem regras para o isolamento social (como não realizar a prática de exercícios físicos ao ar livre).

Além das mensagens encaminhadas pelos órgãos federais, outros 11,3 milhões de SMS foram enviados a pedidos de governos estaduais e municipais às operadoras e outras 763 mil foram mandados a usuários que transitam pelos aeroportos do País.

O envio das mensagens é feito pelo sistema de alerta das operadoras com a Anatel, que avisa à população sobre chuvas fortes e outros desastres naturais. Desde que começou, em 2017, o sistema já enviou 855 milhões de mensagens de texto.