A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou nesta segunda-feira, 6, o bloqueio ao uso do app de videochamadas Zoom (Android, iOS) por seus servidores públicos. Em nota técnica, o regulador brasileiro informa que a decisão se deve à identificação de possíveis brechas de segurança na ferramenta.

A Anvisa afirma que a decisão foi baseada em publicações de sites especializados em segurança, sem citar quais, como demonstra a nota: “Nos sites em questão, foram apontadas vulnerabilidades do Zoom Meeting que, quando exploradas por hackers, permitem o acesso não autorizado à câmera e ao microfone, viabilizando o roubo das credenciais dos usuários e de informações trocadas nas reuniões. O próprio CEO da Zoom reconheceu o problema, ao admitir que estão sendo aplicadas correções de segurança no software, conforme nota enviada pela empresa para a Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN) da Anvisa. Dessa forma, a Agência aguarda as correções do software para poder reavaliar o seu posicionamento”.

Com o Zoom bloqueado, a agência reguladora usará uma plataforma de videoconferência corporativa durante o regime de trabalho remoto no coronavírus. O nome desta ferramenta não foi revelado pela Anvisa.

Nova Iorque

Outro órgão governamental que bloqueou o uso do Zoom foi o departamento de educação da prefeitura de Nova Iorque, Estados Unidos, que baniu seu uso em salas de aula.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, Bill de Blasio, prefeito de Nova Iorque, disse que “não colocará a privacidade e os dados dos estudantes em risco” e que a companhia não colaborou com o departamento. Em mensagem direcionada aos pais que não gostaram da medida, Blasio afirmou: “Todos nós gostaríamos de usar essas ferramentas (videoconferência), mas só vamos usá-la com segurança”.

Procurada pelo Mobile Time, o Zoom não respondeu à reportagem.

Vale lembrar, o Zoom está em uma toada crescente com a crise do coronavírus. Com milhões de pessoas em casa precisando trabalhar remotamente, o app registrou 4,8 milhões de usuários diários ativos em março de 2020, um crescimento de 151% comparado com um ano antes, segundo a Apptopia.