| Publicada originalmente no Teletime | A parceria anunciada em outubro do ano passado entre Winity e Hughes para oferecer Internet comunitária deverá tomar forma neste mês. O projeto, que combina a rede móvel com o backhaul satelital das companhias, é um novo piloto que está sendo implantado no Maranhão e que deverá ser expandido para outras localidades ainda neste ano, segundo informou ao Teletime o presidente da Hughes Brasil, Rafael Guimarães.

“O plano é lançar em abril o serviço nas duas comunidades e, a grosso modo, a ideia é analisar por dois meses, refinar a parte técnica do ponto de vista de custo e ver o que pode ser diferente”, destacou o executivo a este noticiário. A partir desta análise, as empresas deverão verificar um “modelo replicável” que seria lançado ao longo do ano em outras localidades.

Segundo Guimarães, um dos sites já está pronto, enquanto o outro se encontra em fase final de implementação. “De fato, nossa ideia é chegar em vilas onde não há conectividade e oferecer um serviço que seja funcional, de boa qualidade, e mais importante, que a população possa pagar”, disse, salientando que se trata de uma proposição diferente da banda larga satelital para residências, a HughesNet.

A Winity atua como uma operadora de rede neutra móvel, operando a faixa de 700 MHz. O backhaul é fornecido pela capacidade satelital da Hughes, atendendo em áreas remotas onde não há infraestrutura de fibra para conectar as antenas. “Aí vem a característica interessante de posicionamento da Winity que é muito valiosa para a gente – de ser uma operadora neutra usando espectro de 700 MHz, que é super bom para área rural e bem poderoso”, adiciona Guimarães.

A parceria com a operadora é um segundo projeto da Hughes. Inicialmente a operadora testou LTE comunitário em Minas Gerais, também utilizando a faixa de 700 MHz, mas atuando sozinha – a empresa havia obtido licença em caráter secundário com validade até 2025. Rafael Guimarães diz que houve um aprendizado, com a implantação nas localidades mineiras, mas que houve restrições no modelo adequado. “A gente percebeu que ali não iria vingar, então agora estamos retomando essa ideia, mas com a Winity.”

Vencedora da licença na faixa para LTE durante o leilão do 5G em 2021, a Winity tem relevantes compromissos de cobertura em estradas e a previsão de construir cerca de 5 mil sites nos próximos cinco ou seis anos. A operadora de infraestrutura também tem um acordo de compartilhamento de rede com a Vivo pendente de aprovação pelas autoridades, incluindo negociação com a Anatel.