A Ideais, empresa de TI especializada na integração de sistemas e serviços, incorporou a AppKraft, uma desenvolvedora mobile carioca,fundada por quatro alunos e ex-alunos da PUC-Rio. O valor do negócio não é divulgado. A AppKraft passa a se chamar Ideais Mobile e será o braço de desenvolvimento móvel da Ideais. Seu foco serão apps corporativos customizados, principalmente nas áreas de comunicação, marketing, m-commerce e mobilidade corporativa. A projeção é de que a Ideais Mobile registre faturamento de R$ 1,5 milhão este ano, o que representará um crescimento de e70% em relação ao obtido pela AppKraft no ano passado. A meta é conquistar pelo menos três novos clientes corporativos até dezembro.

Nascida como uma empresa de TI há menos de dez anos no Rio de Janeiro, a Ideais reconhece a mobilidade como uma de suas prioridades em 2013, conforme adiantado por um de seus sócios-fundadores, Manoel Almeida, em entrevista para MOBILE TIME em novembro passado. Entre suas primeiras experiências com mobilidade está o desenvolvimento de apps para a Americanas.com e Submarino, do grupo B2W.

A Ideais tem entre os seus produtos uma plataforma de e-commerce chamada Kanlo e outra de serviços de localização, chamada Mova. Além disso, abriga a InvestTools, uma empresa de TI com produtos para o mercado financeiro. Qualquer novo desenvolvimento móvel interno de produtos da Ideais passará a ser feito pela Ideais Mobile.

Análise

Diante da escassez de mão de obra especializada em desenvolvimento móvel no Brasil, torna-se cada vez mais comum a aquisição de start-ups nessa área cujo principal ativo é sua equipe de profissionais. Outro exemplo recente foi a incorporação da Fingertips pelo Grupo.Mobi.

Tela Viva Móvel

Para quem está ingressando no mundo da mobilidade ou para empresas que querem treinar seus programadores com um curso imersivo sobre o mercado mobile, a edição deste ano do Tela Viva Móvel oferecerá pela primeira vez um workshop dedicado a esse público. Com palestras de executivos experientes de empresas e instituições como Google, Qualcomm e Wayra, o workshop acontecerá no dia 16 de maio, no centro de convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente ao congresso principal do Tela Viva Móvel e com entrada a preço módico: R$ 100. A programação completa do evento se encontra na página www.telavivamovel.com.br/workshop.