As quatro iniciativas digitais do Bradesco chegaram a outro patamar neste primeiro trimestre de 2022. De acordo com o presidente do banco, Octavio Lazzari Junior, o momento é de começar a colher os frutos dos investimentos feitos nos últimos anos nas plataformas Ágora (investimento), Bitz (carteira), Digio (banco digital) e next (banco digital).

“Nossas iniciativas digitais seguirão crescendo nesse ano, já buscando o aprofundamento do relacionamento com os clientes com foco na rentabilização”, afirmou o executivo em conversa com os analistas de mercado.

Essa nova toada nos negócios digitais do Bradesco – que estava em cash burn com aquisições e investimentos de tecnologia e marketing – acontece após o crescimento em usuários e volume transacionado nas quatro verticais, como pode ser visto a seguir.

Ágora

Ágora (Android, iOS) terminou o primeiro trimestre de 2022 com R$ 73 bilhões de ativos em custódia, alta de 15,5% contra R$ 63 bilhões de um ano antes. Em clientes, a frente de investimentos saltou de 632,5 mil para 785 mil, um incremento de 24%. Lazzari Junior afirmou que esse braço digital ainda cresceu 50% em captação líquida saindo de R$ 7 bilhões para R$ 11 bilhões.

Bitz

Por sua vez, o Bitz (Android, iOS) cresceu nove vezes em downloads, de 900 mil para 9,5 milhões em um ano. Uma proporção similar pode ser vista em contas acumuladas, que saltará de 600 mil para 6 milhões, na comparação ano a ano.

Desse total de contas, 33% estão ativas e transacionam no app com uma média 10,8 compras por mês com o cartão Bitz. Nota-se ainda que a estratégia de member get member da carteira trouxe 1,3 milhão de contas.

Digio

No Digio (Android, iOS), que foi comprado recentemente pelo Bradesco, um dos destaques é a Uber Conta, uma conta digital dedicada aos motoristas da Uber que completou um ano em fevereiro e movimentou R$ 6,5 bilhões em entrada de dinheiro (cash in, no original em inglês).

Dos outros resultados na comparação do primeiro trimestre de 2022 versus 2021, se destacam:

  • Aumento de 60% em contas totais, de 2,5 milhões para 4 milhões;
  • A carteira de crédito cresceu 17%, de R$ 2,3 bilhões para R$ 2,7 bilhões;
  • O volume transacionado teve alta de 40%, de R$ 1,8 bilhão para R$ 2,5 bilhões;
  • E as receitas totais foram de R$ 229 milhões no período, incremento de 14,5% contra R$ 200 milhões de um ano antes.

Next

O next (Android, iOS) mais que dobrou (153%) a sua base de clientes, de 4 milhões no primeiro trimestre de 2021 para 11 milhões um ano depois. Desses correntistas, 78% não são clientes Bradesco.

O Bradesco informou que o volume transacionado pelo banco digital saltou 95% e a carteira de crédito mais que dobrou (142%).

Note-se ainda que o marketplace do next, o nextShop, chegou ao total de 40 lojas e 200 mil itens ofertados; e a conta para crianças, nextJoy, oferece produtos de 46 marcas.