Menos de uma semana após o CEO da Apple, Tim Cook, revelar um crescimento das vendas de iPhone na China, ao contrário das previsões do mercado, a Counterpoint Research informou que a companhia liderou o ranking dos smartphones mais vendidos no primeiro trimestre de 2024.

De acordo com resultado divulgado nesta segunda-feira, 6, dos dez smartphones mais vendidos no mundo, os quatro primeiros são da Apple: iPhone 15 Pro Max, com 4,4% do market share; iPhone 15 (4,3%); iPhone 15 Pro (3,7%); iPhone 14 Pro (1,9%). Ou seja, o portfólio completo da família iPhone 15 e mais o iPhone 14 estão entre os dez mais vendidos no mundo, aqui se inclui o iPhone 15 Plus (1,3%) na oitava posição.

Um ano antes, a Apple também liderou o ranking com o portfólio do iPhone 14 e mais o iPhone 13, mas a diferença é que um smartphone da linha de preço mais alta da Apple (Pro Max) liderou as vendas pela primeira vez em um trimestre que não é de lançamento ou temporada de vendas (fim de ano). Além disso, os smartphones da linha Pro capturaram metade das vendas da Apple, ante 24% de do primeiro trimestre de 2023.

Samsung

Samsung; S24

Galaxy S24, da Samsung

Por sua vez, a Samsung foi destaque com o Galaxy S24 Ultra, que figurou na quinta posição do ranking com 1,9% de participação de mercado no primeiro trimestre de 2024. Para a Counterpoint, a performance se deve ao esforço de vendas da fabricante para oferecer ao mercado um dispositivo com IA generativa imbuída.

Completam a lista dos mais vendidos, os seguintes smartphones da Samsung: Galaxy A15 5G (1,5%); Galaxy A54 (1,4%); Galaxy S24 (1%); Galaxy A34 (1%).

Mercado geral

Ranking dos dez smartphones mais vendidos por market share no primeiro trimestre de 2024 comparado com o mesmo período um ano antes (reprodução: Counterpoint Research)

Outro achado da empresa de análise de mercado é uma possível ‘premiumnização’ do mercado com sete dos dez smartphones mais vendidos custando mais de US$ 600 (R$ 3 mil, no câmbio de hoje). Esse cenário acontece porque os consumidores estão ficando mais tempo com seus smartphones, enquanto as atualizações têm diferenciação limitada em recursos.

Com este movimento, os consumidores passam a escolher por smartphones de última geração para garantir que seus dispositivos permaneçam tecnologicamente relevantes por mais tempo: “No futuro, esperamos que os dez smartphones mais vendidos capturem uma parcela maior das vendas totais de smartphones, pois os OEMs estão se concentrando em portfólios mais enxutos com recursos premium, incluindo IA generativa”, diz trecho do relatório.