A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o CPQD estão convocando os interessados que desejam participar dos testes no programa de desenvolvimento do ecossistema de redes celulares de padrão aberto, o @OpenRAN Brasil. O intuito da chamada é atrair propostas de pesquisa, inovação e educação no OpenRAN.

Por meio de plataforma de testes (testbed, no original em inglês), RNP e CPQD querem realizar provas de pesquisadores e desenvolvedores em laboratório para simular um ambiente real de uma rede de padrão aberto. Isso tudo ocorrendo em um espaço seguro, sem afetar as redes das operadoras, por exemplo.

Um site foi criado pelas instituições para recebimento das propostas. Nela, os desenvolvedores e/ou pesquisadores interessados devem preencher um formulário informando objetivo, duração e recursos para o testbed. O site para cadastro pode ser acessado por aqui. O RNP e CPQD ainda disponibilizam um site com informações sobre arquitetura, domínios tecnológicos e aplicações.

Em fevereiro deste ano, Gustavo Corrêa Lima, gerente de soluções de conectividade do CPQD, disse a Mobile Time que o @OpenRAN Brasil estava avançando da segunda para a terceira fase do projeto, um momento que justamente envolvia a convocação de participantes para o seu testbed.

Antes, a primeira fase conectou um ponto a outro no Sudeste do Brasil com uma rede no padrão aberto. A rede ligava a Praia Vermelha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e o laboratório do CPQD em Campinas. E a segunda fase foi a criação do core de rede no padrão aberto.

Em fevereiro, o projeto ainda recebeu um acordo firmado entre Fapesp e Embrapii para injetar R$ 120 milhões para o desenvolvimento do OpenRAN no Brasil ao longo de três anos e meio.

Imagem principal: Arte criada por Nik Neves para Mobile Time