O Nubank (Android, iOS) anunciou nesta terça-feira, 6, a contratação do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que assumirá a posição de vice chairman do banco e head global de políticas públicas.
Vale lembrar que, antes de assumir o controle do regulador financeiro, o executivo atuou como tesoureiro do banco Santander.
Neto assumirá a posição em 1º de julho deste ano, após o término da quarentena de seis meses, em respeito à legislação federal.
Como presidente do BC por seis anos, quatro deles no governo de Jair Bolsonaro e outros dois durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, a sua gestão foi caracterizada por avanços de uma agenda mais tecnológica, como o lançamento do Pix, open banking (que posteriormente se tornou mais aberto e virou open finance) e mais recentemente os testes do Drex, a moeda digital brasileira.
Mas a administração de Campos Neto no BC também é marcada pelas altas galopantes da taxa Selic e do dólar em relação ao real. Em fevereiro de 2020, a Selic estava em 4,25% contra 13,25% em março de 2025. Por sua vez, o dólar saltou de R$ 4,25 para R$ 6,20 entre janeiro de 2020 e janeiro de 2025.
Imagem principal: Roberto Campos Neto, então presidente do Banco Central (BC) apresentando o Drex em 2024 (arquivo)