É preciso repensar as definições de políticas públicas em telecom, que foram feitas há 20 anos, e que não correspondem mais à realidade. A frase é de Pietro Labriola, presidente da Conexis Brasil Digital e CEO da TIM, na abertura do evento Painel Telebrasil 2021. Em seu discurso, Labriola solicitou expressamente que o poder público, representado no mesmo painel pelo ministro Fábio Faria, pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler, e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, intervenham a favor do setor na questão da alta tributação, e também sobre a dificuldade da instalação de antenas nos municípios.

Labriola denunciou ainda a falta de equilíbrio entre provedoras de aplicação e operadoras. “As provedoras não precisam de atendimento humano”, exemplificou.

Minutos depois, o presidente da Anatel, Leonardo Euler, anunciou o lançamento do portal “Antenas nos Municípios”, que traz orientações e informações no site da agência que visam incentivar prefeituras a reduzirem as barreiras à conectividade em suas cidades. “Uma legislação municipal atualizada é um benefício para toda a comunidade”, disse Euler, lembrando que a implementação do 5G exigirá o aumento substancial da quantidade de antenas instaladas em todo o País.

Sobre o 5G, o ministro Fábio Faria aproveitou para salientar os benefícios da tecnologia sob diversos aspectos. “Temos estudos de ministérios que estimam que o 5G vai trazer ao Brasil US$ 1,2 trilhão de dólares”, mencionou, sem especificar quais seriam as fontes. E finalizou com uma perspectiva otimista: “Após o edital do 5G, a grande maioria dos problemas de cobertura estará resolvida no Brasil”.